terça-feira, 7 de junho de 2011

Os Gansos...


No outono, quando se vê bandos de gansos voando rumo ao sul, formando um grande "V" no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem dessa forma.
Sabe-se que, quando cada ave bate as asas, move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente atrás. Ao voar em forma de "V", o bando se beneficia de, pelo menos, 71% a mais de força de vôo do que uma ave voando sozinha.
Pessoas que têm a mesma direção e sentido de comunidade podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil, pois viajam beneficiando-se de um impulso mútuo.
Sempre que um ganso sai do bando, sente, subitamente, o esforço e a resistência necessária para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele volta para a formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que voa imediatamente atrás.
Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança, pois a resistência do ar ali é maior.
Vale à pena nos revesarmos em tarefas difíceis e isso serve para as pessoas quanto para os gansos, que voam rumo ao sul. Os gansos de trás gritam encorajando os da frente para que mantenham a velocidade.
Que mensagens passamos quando gritamos de trás?
Finalmente, quando um ganso fica doente ou é ferido por um tiro e cai, dois gansos saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que consiga voar novamente ou até que morra. Só então levantam vôo, sozinhos ou em outra formação, a fim de alcançar o bando.

Se tivéssemos o sentido dos gansos, também ficaríamos, assim como eles, um ao lado do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário